segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Formação docente em apresentação de videoaulas e produção audiovisual na EAD: possibilidades e desafios

O tema do Workshop com a Patrícia Rodrigues será Formação docente em apresentação de videoaulas e produção audiovisual na EAD: possibilidades e desafios.

A produção de videoaulas tornou-se fundamental nas estratégias de ensino aprendizagem. Possui grande relevância para o aprendizado do aluno, pois agrega vídeo e  inúmeros recursos de texto, imagens, animações gráficas e áudio de modo a atingir um resultado educacional efetivo.
Contudo há um longo caminho a ser percorrido e alguns desafios a serem vencidos: percebe-se que um número significativo de professores ainda não dispõe das competências desenvolvidas nessa área. É correto afirmar que o processo comunicacional está tão alicerçado na aula presencial e seus métodos que muitos professores avaliam com certa descrença a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC).  Por isso, a formação docente para apresentação em videoaulas e produção audiovisual na EAD é imprescindível para os profissionais que atuam na educação a distância.
Os benefícios são muitos, entre eles, aulas mais atraentes, dinâmicas, criativas, alunos motivados e interessados, professores preparados para atuação em vídeo e TV.
Mas...quais são os desafios e por onde começar?

Professora, palestrante, consultora em marketing, audiovisuais e EaD. Em 2005 assumiu a direção artística de TV da Uniderp Interativa onde capacitou mais de 300 professores. Em 2015 assumiu a gestão de EaD da Virtualize EAD. Radialista com DRT em direção artística de TV, e formação acadêmica em gerência de marketing (UNIDERP). Especialista em EaD (Educação a Distância) SENAC/MS, pós-graduada no MBA em Gestão Estratégica de Negócios (UNIDERP). Especialista em Coaching de Carreira pelo Centro ADH. Associada da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.  Desde 2010 atende diversas instituições do país, entre elas, universidades, TJ´s, TRT´s,  MP´s e empresas que atuam na educação corporativa, capacitando professores, equipe técnica e profissionais de diversas áreas para atuação em videoaulas e produção audiovisual na EAD.
Pesquisadora e membro de importantes grupos de pesquisas na área da tecnologia educacional e educação a distância como GTP-EAD Grupo de trabalho EAD ligado ao Fórum Estadual de Educação MS, GETED – Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância e ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
É administradora da fan page “EAD no Face”, que visa promover a EAD por meio de palestras, transmissão ao vivo de eventos e debates gratuitos com a presença dos nomes expressivos da educação a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário